4 dicas essenciais para manutenção de ar condicionado

4 dicas essenciais para manutenção de ar condicionado

4 dicas essenciais para manutenção de ar condicionado

Cada vez mais modernos e acessíveis, os aparelhos de ar condicionado estão praticamente em todos os lugares. Por isso, é essencial que você conheça a importância e como realizar a manutenção regular do seu aparelho.

Além de prevenir possíveis falhas e prolongar a vida útil do aparelho, a manutenção ajuda na economia de energia elétrica e também a combater reações alérgicas que podem prejudicar a saúde. Continue a leitura e confira dicas essenciais sobre a manutenção do seu ar condicionado.

1- Empresa qualificada

Ao realizar a manutenção do seu ar condicionado, é essencial contar com profissionais capacitados para realizar o serviço. Isso porque, somente um especialista poderá analisar e fazer um diagnóstico correto do que está acontecendo com seu aparelho em caso de defeitos; e até mesmo na manutenção preventiva ele será capaz de identificar possíveis falhas no aparelho.

No entanto, mesmo que você já conheça os cuidados básicos com o item, contratar uma empresa especialista que possui profissionais qualificados para realizar a instalação, pode ser bem vantajoso, já que o trabalho costuma ser muito mais ágil e com melhor custo-benefício.

2- Limpeza preventiva

Sabemos que a limpeza e a manutenção estão diretamente relacionadas. Afinal, limpar corretamente o aparelho é a melhor maneira de prolongar a vida útil e o bom funcionamento do seu ar condicionado. O acúmulo de poeira nas áreas internas e ao redor do aparelho pode reduzir o fluxo de ar, tornando-o mais fraco e diminuindo seu desempenho.

É recomendado que os filtros sejam limpos a cada 15 dias com o auxílio de uma escova macia. Até mesmo durante a instalação do aparelho, o ideal é escolher um local de fácil acesso aos filtros para que possam ser mantidos limpos periodicamente. 

3- Instalações elétricas do aparelho

Verifique com frequência os cabos elétricos do seu ar condicionado para identificar se as instalações estão em bom estado de conservação. É importante que todos os dispositivos estejam diretamente ligados à rede principal, sem o auxílio de adaptadores ou extensões. 

Existem também alguns fatores que indicam problemas nas conexões como: falha no resfriamento, pingos contínuos, ruídos e odores. Estes são os sinais mais comuns quando há algum problema nas conexões da máquina. 

4- Manual de manutenção

Antes de realizar qualquer manutenção em seu aparelho é importante dedicar alguns minutos para ler o manual de instruções do seu ar condicionado. Assim, ficará mais fácil entender o processo de funcionamento e como fazer a manutenção de maneira correta.

Lembrando que as instruções de limpeza e manutenção podem variar de acordo com o modelo do ar condicionado - split, inverter, cassete, etc. Como citado anteriormente, é mais vantajoso contratar uma empresa qualificada com profissionais que conheçam as especializações de cada modelo para fazer a manutenção preventiva de seu aparelho, dessa forma, você economiza tempo e sai ganhando em conforto e praticidade.

Depois dessas dicas essenciais sobre manutenção você pode comprar seu aparelho sem se preocupar. Conheça nossa linha completa de ar condicionado pela loja virtual, se você gostou desse conteúdo nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas: Facebook e Instagram.

Produtos Relacionados