Ar condicionado desligando sozinho: o que pode ser?

Ar condicionado desligando sozinho: o que pode ser?

Você também possui um aparelho de ar condicionado que, de repente, desliga sozinho? Fique tranquilo, porque hoje explicaremos os motivos que causam este problema e se você deve ou não se preocupar. Continue a leitura para saber mais.

Ao ver seu ar condicionado desligando sozinho, fica uma certa preocupação de ser um problema grave, não é mesmo? Afinal, você escolheu o aparelho conforme o ambiente, optou pela melhor equipe de instalação e não esperava ter que lidar com algum problema como este tão cedo. Mas, mantenha a calma! Esses acontecimentos são frequentes e normalmente não indicam problemas graves ao aparelho. Confira alguns motivos:

Função timer ativada

Primeiramente, verifique se a função timer não está acionada para deixá-lo ligando e desligando sozinho. Com a função “Timer On” do controle remoto, é possível configurar o horário em que ele vai ligar. Basta acessar o controle e clicar no botão timer, que ele irá desprogramar o aparelho para desligar sozinho.

Este não chega nem a ser um problema, e você mesmo pode configurar para o modo normal. Se o seu aparelho funciona normalmente e depois de algumas horas desliga sozinho, sem apresentar nenhum indicativo de problema, é muito provável que a função timer do aparelho esteja ligada.

 

ar condicionado desligando sozinho o que pode ser

Condensador aquecendo

Quando o condensador é instalado em um local muito fechado e com pouca ventilação pode sofrer o risco de superaquecimento, o que atrapalha a sua função e causa o desligamento do aparelho. A solução do problema é realizar a troca do local da condensadora, colocando ela em um local mais arejado. Se o problema persistir por muito tempo é indicado levar em uma assistência técnica para resolver.

Erro no EEPROM

O Código EEPROM trata-se de um conflito interno no programa que acontece no componente de memória eletrônica do aparelho, chamado EEPROM. Esse erro costuma ser causado por oscilações elétricas e para evitar, o melhor é garantir que a fiação esteja correta e que a sua rede de eletricidade seja estável.

Diante disso, somente uma assistência autorizada pela marca pode resolver o problema, ou você pode entrar em contato com a fabricante do aparelho e solicitar o código eeprom para reconfiguração. Em alguns casos, a placa é trocada ou pequenos reparos são realizados para que o eeprom seja configurado em sua função normal.

ar condicionado desligando sozinho o que pode ser

Problemas no controle

Para ter certeza se o problema está no controle, deixe-o longe do aparelho, de preferência em outro cômodo, ou retire as pilhas. Se o ar condicionado continuar desligando sozinho, o problema pode estar em outras partes do seu aparelho.

Caso esteja acionando automaticamente a função timer, tirando a autonomia de desligar o modo sozinho, é interessante levar seu controle remoto a uma assistência técnica, ou fazer a troca do item.

Desatenção

Muitos dos casos de desligamento repentino ocorrem acidentalmente por parte do próprio usuário. Às vezes, por sentar em cima do controle, apertar sem querer a opção off ou até mesmo o seu pet pode estar perto do controle remoto e com as patinhas pode ter pisado em cima e desligado o aparelho. Esteja sempre atento a essas situações.

Se você chegou ao fim do texto e percebeu que não é nenhum desses problemas, o ideal é chamar um técnico especializado para verificar seu aparelho. Ele vai saber dizer qual pode ser o problema e ajudar você a resolver.

Agora que você já sabe sobre porque o ar condicionado desliga sozinho, que tal conhecer os 3 modelos de ar condicionado mais econômicos? Para mais informações como esta, acompanhe nossas publicações no Facebook e no Instagram.