Ar- Condicionado e Saúde respiratória

Ar- Condicionado e Saúde respiratória

Em alguns lugares do país, o inverno nem existe, em outros, os dias frios estão nos dias finais e, as regiões do sul e sudeste, já estão sendo agraciadas por veranicos durante a estação mais fria do ano. E com isso surge sempre a mesma dúvida: o uso constante do ar condicionado faz ou não faz mal à saúde?

São vários mitos e verdades sobre esse assunto, para ajudar você a entender melhor esse assunto listamos as quatro principais preocupações que devemos ter. 


Circulação do ar

Ficar sem fazer o ar circular pode ser muito prejudicial à saúde, estudos como, o do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que o ar parado pode aumentar a propagação de doenças, através de vírus e bactérias que se proliferam dentro de casa. A utilização de um ar-condicionado nesta situação fará com que o ar circule mais, atuando na redução do risco de doenças respiratórias. 

Filtragem do ar

Atualmente, a tecnologia empregada em ar-condicionados junto com a filtragem de ar se tornam uma dupla combativa na qualidade do ar que respiramos. O filtro de ar funciona para que o mínimo possível de impurezas passe. Com esta opção, podemos respirar um ar ainda mais limpo e saudável, ajudando assim o seu sistema respiratório.

Diminui a poeira

Com a ajuda do filtro do ar-condicionado, você terá a vantagem de respirar um ar mais saudável, livre de poeira, sujeira e outros germes que podem ser encontrados em sua casa, escritório e até hospitais. Isso reduzirá seus problemas respiratórios devido a alergias, como rinite, asma, bronquite, que podem irritar seus pulmões.

 

Regula a temperatura

Ter uma noite de sono quando a temperatura ambiente permanece estável também ajuda a sua saúde e respiração. Isso ocorre porque as flutuações de temperatura noturnas podem afetar suas vias aéreas e até desencadear seus ataques de rinite ou asma. Recomenda-se também que a temperatura ideal para uma boa noite de sono seja em torno de 20 a 23ºC com temperatura do ar-condicionado. Isso mantém sua respiração saudável. 

Se você está realmente preocupado com o ar frio secando sua garganta, considere investir em um ar-condicionado, mesmo que fique de olho na temperatura. Afinal, os aparelhos de ar-condicionado resfriam o ambiente de forma mais úmida.

Claro, outro fator extremamente importante para manter sua respiração saudável é a limpeza e manutenção do seu ar-condicionado. A limpeza regular do seu equipamento pode evitar impurezas e sujeira do filtro e do ar.