Ar condicionado para apartamento: saiba como escolher

Ar condicionado para apartamento: saiba como escolher

As residências compactas ganham cada vez mais lugar na construção civil. É comum encontrar flats de apenas 20 metros quadrados. Qual o tamanho do seu apartamento? Certamente ele é pequeno e você precisa otimizar o espaço.

A fim de ocupar cada metro quadrado de maneira elaborada, é preciso ficar atento a todos os detalhes, principalmente com móveis e equipamentos eletrônicos. Se essa é a sua realidade, confira as dicas que a arClube separou neste texto blog sobre como escolher o ar condicionado ideal para apartamento.

Regras do condomínio

Em primeiro lugar é preciso ler o manual do condomínio ou conversar com o responsável pelo prédio, pois ele saberá informar as regras do edifício que precisam ser seguidas referente a instalação do ar condicionado.

Nesta conversa é possível pedir sugestão de profissional ou, caso já tenha um técnico de sua confiança, comentar sobre sua indicação. Assim, todos entenderão quais são os requisitos para a instalação, pois cada condomínio pode ter suas próprias normas internas.

De fato, se atentar com as regras do condomínio é um ponto importantíssimo, pois mantém a harmonia arquitetônica do edifício, evita incômodo com os vizinhos e até mesmo multas.

Ar condicionado para apartamento saiba como escolher

Modelos de Ar Condicionado

Condomínios mais antigos até permitem a instalação do modelo janela, mas os mais recentes apenas para o split. Confira a diferença entre eles:

Janela: de fácil instalação, o modelo janela é compacto e ideal para aqueles apartamentos que possuem apenas um nicho na parede e uma tomada próxima. Pode ser instalado em qualquer ambiente, desde que haja uma estrutura.

Split: este modelo é composto por duas unidades, uma externa e outra interna, a maioria dos apartamentos já são preparados para sua instalação e outros necessitam de algumas reformas.

Entretanto, se a sua dúvida é sobre qual a potência necessária para o seu lar, acesse aqui o texto blog na qual ensinamos como calcular o BTU por metro quadrado.

Estrutura do prédio

Da mesma forma que você precisa conhecer a estrutura do prédio para escolher o modelo ideal do ar condicionado, é preciso certificar-se que o seu local de instalação não afetará a tubulação de água, de esgoto ou a rede elétrica.

Mesmo que a acomodação do split seja mais simples, ele exige atenção. Pois a condensadora, peça que fica do lado externo, deve ficar em local fresco, bem arejado e sem contato constante com o sol. Enquanto a evaporadora, peça interna, deve ser colocada em um lugar de fácil acesso, para futuras limpezas e manutenções.

Temperatura ideal o ano todo

Para ter a temperatura ideal o ano inteiro, opte pela opção quente e frio e tenha um lar aconchegante todos os dias.

Não espere o verão chegar para comprar o seu ar condicionado! CLIQUE AQUI e confira as opções e promoções que só a arClube tem para você. Acompanhe também nossas redes sociais: Facebook e Instagram.