Ar condicionado no quarto de bebê: dicas e indicações

Ar condicionado no quarto de bebê: dicas e indicações

Em qualquer estação do ano, o ar condicionado é um ótimo aliado para manter uma temperatura agradável dentro de casa. E, quando temos um bebê, esta opção é ainda mais importante. Para te ajudar a acertar na compra para o momento de equipar o quartinho do seu bebê, separamos algumas dicas e cuidados necessários. Confira!

 

Muitas pessoas têm receio quando se trata do uso de ar condicionado em quartos de bebês e crianças. Em geral, os pais se preocupam com os resfriados e a temperatura do ambiente, mas a verdade é que os bebês sofrem da mesma maneira com os efeitos do calor intenso, e isso pode acabar gerando a irritação e o choro.

Por esse motivo, o ar condicionado pode ser um dos principais aliados na hora de garantir o bem-estar de todos, pois ele garante uma temperatura controlada e um ambiente perfeito para descansar e relaxar. O aparelho pode estar presente, desde que algumas medidas sejam tomadas para o cuidado com os filhos. Confira abaixo:

 

Onde instalar?

Procure não posicionar a saída de ar na direção do bebê. A instalação do aparelho deve ser feita de forma que a corrente de ar não fique virada para o berço ou trocador. De preferência, direcione o ar para as paredes distantes da cama.

Além disso, ele precisa estar numa posição alta, se possível o mais próximo ao teto. Isso favorece a circulação do ar, renovando a temperatura do quarto e garantindo que ele resfrie ou aqueça sem esforços maiores. Os aparelhos mais modernos possuem também a função que movimenta as aletas e faz circular o ar com eficiência; assim, todo o ambiente é refrigerado sem focar em apenas um ponto.

ar-condicionado-quarto-bebe

Temperatura ideal

Justamente pela sensibilidade dos recém-nascidos, deve-se tomar cuidado com mudanças radicais de temperatura. Se ele está em um ambiente refrigerado e vai para um muito quente, desligue o aparelho um tempo antes, para que essa troca seja mais suave. O mesmo serve para dias frios, em que o quarto está quentinho; assim, fica mais fácil programar temperaturas para manter o ambiente confortável e seguro para os bebês.

Não existe uma medida exata para a temperatura do ar condicionado em quartos de bebês, pois depende muito da estação do ano e do clima de cada região. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda na resolução nº 9 ajustar a temperatura entre 23 e 26 °C, considerada suficiente para oferecer conforto térmico de acordo com os padrões de qualidade de ar interior nos ambientes.

 

Vantagens

Além de refrescar ou aquecer o ambiente, o ar condicionado pode prevenir alergias e infecções respiratórias. Os aparelhos modernos usam tecnologias avançadas para filtrar partículas presentes no ar, como fungos e bactérias. A função desses filtros é melhorar a qualidade do ar, atuando na eliminação de agentes biológicos que ameaçam a saúde, como alguns tipos de vírus e microorganismos causadores de alergia.

O filtro mais conhecido e utilizado nos aparelhos atuais é o filtro HEPA, que promete eliminar 99% das impurezas, sendo também uma boa indicação para quem tem problemas de alergia, garantindo um ambiente livre de impureza e com um ar bem mais saudável para o seu bebê.

ar-condicionado-quarto-bebe

Cuidados necessários

  • O equipamento não deve permanecer ligado durante toda a noite;
  • Durante o uso, o bebê deve usar roupas leves, mas que protejam da temperatura mais baixa;
  • Não esqueça de realizar a manutenção do aparelho e a limpeza dos filtros com maior frequência, para garantir a qualidade do ar;
  • O aparelho deve ser instalado na parede contrária ao berço;
  • Sempre que possível, o uso do aparelho deve ser combinado ao uso do umidificador ou de uma bacia com água no canto do quarto para evitar que o ar fique muito seco;
  • Na hora de trocar o bebê ou dar banho, o equipamento deve ser desligado;
  • Janelas e portas devem ser abertas por um período de tempo todos os dias. Essa circulação de ar permitirá que o ambiente receba o calor do sol e ar fresco.

 

Com todas essas dicas o seu bebê não passará mais por situações de calor ou frio dentro de casa. Lembre-se de sempre consultar o pediatra antes de tomar qualquer decisão. Só ele saberá dar a indicação correta de acordo com a saúde do seu filho.

 

Considerando essas observações, as crianças ficarão muito mais confortáveis em um ambiente climatizado. Acesse nossa loja virtual e confira as melhores opções de ar condicionado para garantir a proteção dos seus filhos! Para mais dicas, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.