Ar-condicionado: tubulação de cobre ou de alumínio?

Ar-condicionado: tubulação de cobre ou de alumínio?

A escolha da tubulação de ar-condicionado é fundamental, pois pode ser o fator que determina o bom funcionamento do aparelho. Ambos os tubos, de cobre ou alumínio são opções viáveis, cada um com suas vantagens e desvantagens. Por isso, é necessário escolher entre economia e qualidade, pois cada uma das opções se enquadra em uma dessas categorias. Continue lendo para saber tudo sobre cada um deles.

ar-condicionado-tubulacao-de-cobre-ou-de-aluminio

Tubulação de cobre: vantagens e desvantagens

A principal vantagem do cobre é que ele tem uma condutividade térmica mais alta, quase o dobro do alumínio. Isso significa que ele aquece e resfria mais rápido, permitindo que a máquina trabalhe com maior facilidade e eficiência.

Além disso, os tubos de cobre são mais rígidos, mais difíceis de oxidar e mais resistentes. Em caso de degradação, é possível reparar com solda, o que não é possível com tubos de alumínio.

A desvantagem é o valor, o cobre custa cerca de três vezes mais que o alumínio, isso porque é um material que não é encontrado tão facilmente na natureza, além de ser mais pesado.

ar-condicionado-tubulacao-de-cobre-ou-de-aluminio

Tubulação de alumínio: vantagens e desvantagens

A principal vantagem do alumínio é seu baixo custo. É justamente esse fator que determina a grande maioria das decisões. A razão para o preço mais baixo é simples: este material é mais fácil de encontrar e mais leve que o cobre. 

No entanto, embora o preço mais baixo seja atraente, há desvantagens a serem consideradas, como a fragilidade do material. Ao contrário do cobre, em caso de deterioração, os tubos de alumínio devem ser substituídos porque não podem ser reparados.  Por ser um material muito frágil, pode ser facilmente dobrado ou amassado, o que pode danificar a tubulação. 

O processo de oxidação também é um problema em tubos de alumínio. Esta exposição ocorre quando o alumínio encosta nas conexões da lata na presença de ar. Como resultado, o metal torna -se poroso, resultando em vazamentos após algum tempo.

Confira mais sobre o assunto: Comprimento ideal da tubulação para a instalação de ar-condicionado, 5 dicas para esconder a tubulação de ar-condicionado.

 

Depois dessas dicas aproveite para avaliar qual tipo de tubulação se encaixa melhor dentro das suas necessidades e orçamento. Aproveite para conferir todos os modelos de ares-condicionados disponíveis em nossa loja virtual e garanta seu modelo favorito em até 12x sem juros. Para ler mais artigos sobre ar-condicionado, confira aqui nosso blog. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook e Instagram.