Chega de passar calor! Aprenda a escolher o melhor ar-condicionado

Chega de passar calor! Aprenda a escolher o melhor ar-condicionado

Chega de passar calor! Aprenda a escolher o melhor ar-condicionado

Se você está pensando em comprar um ar-condicionado e ainda está na dúvida sobre qual o modelo ideal para o seu ambiente, continue a leitura e confira algumas dicas para acertar na compra.

Ambiente que será instalado

Antes de pesquisar o modelo ideal, é importante que você leve em consideração qual o tamanho do ambiente em que o aparelho será instalado e a quantidade de pessoas que frequentam o local. Isso porque quanto maior o número de pessoas que utilizam os benefícios do aparelho ao mesmo tempo, maior será a potência necessária para climatizar ou aquecer o local desejado. Sendo assim, escolher a quantidade certa de BTUs conforme o tamanho do ambiente e a capacidade do aparelho é essencial para o funcionamento correto. Calcule aqui a quantidade de BTUs necessária para o seu aparelho.

Consumo de energia elétrica

Um dos benefícios mais procurados ao realizar a compra de um ar-condicionado são os modelos que consomem menos energia. No entanto, fique sempre atento ao selo do Procel, onde os modelos de ar-condicionado são classificados conforme o seu consumo de energia.

O Selo Procel é uma forma de orientar o consumidor no momento da compra, indicando os produtos com os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, por exemplo, ar-condicionado inverter, multi split, split piso teto, entre outros.

Acesse aqui nossa calculadora de consumo e faça uma simulação da quantidade de energia que cada aparelho gera mensalmente, assim, você garante um cálculo aproximado e diminui os riscos de errar na compra.

Modelos

Após identificar e definir as questões técnicas, você deve escolher o modelo ideal para o ambiente e que seja correspondente com a sua necessidade. Atualmente os modelos mais utilizados são split, inverter e cassete.

Conheça um pouco mais sobre cada modelo:

Split

O Split é considerado um dos modelos mais silenciosos e modernos, além de ser mais econômico comparado ao modelo janela. É composto por duas peças (uma unidade condensadora e uma evaporadora), requer uma pequena reforma para a passagem de sua tubulação, mas pode ser instalado em qualquer ambiente.

 É uma das opções mais usadas hoje em dia nas residências ou estabelecimentos comerciais, por ser um modelo de ar-condicionado prático e eficiente. Entre os benefícios do modelo split estão: economia de energia, ausência de ruídos e design sofisticado que combina com qualquer decoração.

Split Inverter

Os modelos com tecnologia Inverter são opções que valem a pena pela economia gerada e eficiência no desempenho. Seu sistema permite que o aparelho alcance a temperatura desejada de maneira mais rápida e estável, podendo economizar até 60% comparado aos modelos convencionais.

Outra vantagem desses modelos de ar-condicionado é que ele é considerado mais sustentável, pois o gás utilizado por ele é o R410a, um dos mais econômicos e sustentáveis do mercado. Sua composição química não possui substâncias à base de cloro, por tanto não é prejudicial à camada de ozônio, não é inflamável  e nem tóxico, considerado mais seguro para uso residencial e comercial.

Cassete

O modelo Cassete traz evaporadoras quadradas ou retangulares embutidas no teto, se adaptando perfeitamente aos ambientes maiores. É muito utilizado em locais de acesso ao público e acabam passando despercebidos, como escritórios, hotéis e farmácias. Existem modelos de ar-condicionado Cassete que possuem evaporadora redonda, além de quadrada e retangular.

Um dos grandes benefícios desse ar-condicionado é a eficiência. Por ser um aparelho com várias saídas, ele acaba se tornando um ótimo modelo para quem precisa de distribuição de ar uniforme por todo o ambiente, principalmente em salas empresariais onde é necessário conforto térmico para todos os colaboradores.

Todas as opções listadas acima vão atender diferentes necessidades, e para escolher o melhor modelo é preciso pensar nos diferenciais que você prioriza. Recomendamos que você selecione modelos que possuem o Selo Procel de Economia de Energia de classificação A ou B, pois são considerados aparelhos com maior nível de eficiência energética.

Visite nossa loja virtual e escolha o modelo ideal para o seu ambiente e sua necessidade. Se você gostou desse conteúdo, acompanhe nossas redes sociais para mais dicas: Facebook e Instagram.