Ciclos do ar condicionado: Frio ou Quente/Frio

Ciclos do ar condicionado: Frio ou Quente/Frio

Um dos aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de comprar um ar condicionado é conhecer as funções essenciais do aparelho, como os ciclos frio ou quente/frio. Continue a leitura para você entender essas duas funcionalidades.

Frio:

No ciclo frio, o aparelho funciona de uma maneira mais básica e padrão, com capacidade de refrigerar o ar. Seu compressor é responsável por bombear o fluido refrigerante para a condensadora, que libera o calor para o ambiente externo para que o fluido se torne líquido. 

O fluido ainda em estado líquido passa pela válvula de expansão e começa a se transformar novamente no estado gasoso, passando pelo evaporador para retirar calor do ambiente interno. Para concluir o processo de evaporação, o ar que está no ambiente interno é induzido a passar pela serpentina, e após passar por ela o ar volta ao ambiente com a temperatura selecionada. 

Vantagens: 

Além de deixar o ambiente fresco e climatizado, alguns modelos de aparelhos com ciclo frio possuem filtros de tripla filtragem que purificam o ar, eliminando as bactérias e o mofo. Também são capazes de retirar a umidade do ar, principalmente se você mora em regiões onde o clima é úmido, esses aparelhos são uma ótima opção.

Outra vantagem dos aparelhos com ciclo frio é a economia de energia. Existem opções no mercado com a tecnologia Split Inverter, que faz com que o aparelho refrigera o ar aos poucos com a mesma potência, podendo economizar de 40% a 70% de energia em relação aos modelos convencionais.

ciclos do ar condicionado arClube

Ciclo Reverso:

O ciclo quente/frio, também conhecido como ciclo reverso, permite ao aparelho reverter o seu funcionamento normal e, assim, introduzir ar quente nos ambientes, dispensando o uso de aquecedores tradicionais. Com isso você garante mais conforto e praticidade na hora de decidir qual temperatura deseja para o ambiente. 

Uma das melhores opções disponíveis no mercado são os aparelhos com tecnologia Inverter, garantindo mais eficiência e rapidez para resfriar ou aquecer o cômodo. Além de ser extremamente econômico, existem modelos que você pode controlar por comando de voz e ligá-lo sem precisar utilizar controle remoto. 

Vantagens:

Com os aparelhos quente/frio você garante duas funções em um único ar condicionado: no verão, você garante os benefícios de um ambiente refrigerado; no inverno, o mesmo aparelho aquece o ambiente deixando-o confortável e com temperatura e umidade controladas.

Além disso, a maioria dos aparelhos quente/frio possuem tecnologia Inverter, onde mantém a temperatura confortável dos ambientes por mais tempo e sem picos de consumo de energia. Contam também com funções adicionais como timer, potência extra, múltiplos filtros de ar, entre outras funções dependendo de modelo e marca. É um bom investimento, principalmente para quem mora em regiões com grande variação de temperatura.


Agora que você já entendeu como funcionam as funções de cada ciclo do ar condicionado, confira o modelo ideal para o seu ambiente com as melhores opções de pagamento na loja virtual da arClube. Para conferir mais dicas, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.