5 sinais de que seu ar-condicionado precisa de limpeza

5 sinais de que seu ar-condicionado precisa de limpeza

Se o seu aparelho de ar-condicionado está dando sinais como: alto consumo, baixo desempenho, má qualidade no ar e gotejamento, provavelmente ele precisa de uma limpeza. Separamos alguns dos principais sinais, continue a leitura e confira. 

 

  • Alto consumo de energia elétrica

 

Não é normal o aparelho de ar-condicionado consumir energia em excesso. Se isso ocorrer, é provável que um problema no compressor esteja causando o aumento do consumo. Se o aparelho é muito antigo, é provável que suas engrenagens estão puxando mais energia que o necessário para tentar compensar o desgaste físico natural que ocorre com o passar do tempo. É recomendado a troca do ar-condicionado neste caso.

 

  • Mau odor

 

Este é um exemplo de falta de higienização periódica. O filtro do ar-condicionado deve ser limpo pelo menos uma vez por mês, pois o acúmulo de sujeira, poeira e microorganismos como fungos e bactérias pode resultar na liberação de odores desagradáveis. Além disso, podem causar alergias e até falta de ar.

cinco-sinais-de-que-seu-ar-condicionado-precisa-de-limpeza

Confira as Vantagens de manter a limpeza do seu ar-condicionado em dia.

Lembre -se de que o ar condicionado limpo melhora a qualidade de vida, mantendo o ar puro. Alguns modelos têm purificadores que podem remover até 99% das impurezas do ar. É recomendado que a higienização do filtro seja feita a cada 30 dias, mas se houver muito uso, essa manutenção deve ser feita a cada 15 dias. Já a substituição do filtro deve ser feita entre 6 e 12 meses de uso e, uma vez por ano, fazer uma limpeza profunda no aparelho com um técnico especializado.

 

  • Não gela

 

Comece verificando o termostato e abaixando-o 5 graus. Deixe-o trabalhar nessa temperatura por cerca de uma hora. Se o ambiente não ficar mais frio, é possível que haja um mau funcionamento ou vazamento no sistema, resultando em refrigeração insuficiente ou inexistente. Não tente mexer no aparelho, chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo.

cinco-sinais-de-que-seu-ar-condicionado-precisa-de-limpeza

 

  • Pingando água

 

O problema pode ser causado pela própria sujeira do filtro ou desnivelamento do aparelho, entre outras coisas. Se o problema persistir mesmo após a manutenção do filtro, entre em contato com o suporte técnico para determinar a causa.

 

  • Aparelho não liga

 

Novamente, comece testando o termostato, verifique se não está zerado. Se estiver tudo bem, o problema pode estar no disjuntor. É possível que tenha ocorrido um surto de energia e o disjuntor tenha sido desarmado. Isso é comum em residências mais antigas, onde a rede elétrica é mais antiga e o risco de curto-circuito é maior. 

Se isso ocorrer, tente conectar novamente. Se ele voltar a desarmar, consulte um eletricista,  pois o problema com a fiação elétrica pode ser grave.

 

Depois dessas dicas, aproveite para avaliar se o seu aparelho está apresentando alguns desses sinais. Confira aqui os serviços de limpeza e manutenção que a arClube, com agendamentos exclusivos para realizar os serviços com técnicos qualificados conforme a sua disponibilidade de datas e horários. Para ficar por dentro das novidades, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.