Como economizar energia usando ar-condicionado

Como economizar energia usando ar-condicionado

O custo com energia elétrica é um dos fatores mais importantes na escolha do melhor equipamento de ar-condicionado, e ter um projeto de climatização bem planejado pode ajudar a evitar desastres financeiros. No entanto, é possível manter o conforto térmico dos ambientes sem gastar com custos desnecessários. Continue a leitura e aprenda como economizar energia utilizando o seu aparelho.

Opte por aparelhos com tecnologia inverter

Quando comparados aos modelos convencionais, os aparelhos com tecnologia inverter podem economizar até 70% de sua energia. Isso é possível devido ao funcionamento do motor do compressor neste tipo de equipamento ao invés de simplesmente ligar e desligar, o aparelho reduz ou aumenta a velocidade de rotação automaticamente, resultando em economia de energia devido à ausência de picos de consumo.

Faça a limpeza regular dos filtros

A limpeza dos filtros do ar-condicionado deve fazer parte da rotina de todos, pois a poeira acumulada pode prejudicar o desempenho e diminuir a vida útil do aparelho. Além disso, acaba dificultando a passagem de ar pelo aparelho, que aumenta o consumo de energia e reduz a taxa de remoção de calor do ambiente.

Ainda mais importante do que apenas a questão de economia energética, a limpeza dos filtros é essencial para a saúde das pessoas que utilizam o aparelho. O filtro sujo pode resultar na proliferação de fungos no ar que podem afetar a saúde respiratória, causando reações alérgicas, por exemplo.

como-economizar-energia-usando ar-condicionado

Faça uma análise do local de instalação

O dimensionamento da capacidade necessária do ar-condicionado deve estar de acordo com o local onde serão instalados. Para isso, deve ser realizado o cálculo da quantidade de BTU/h do ambiente, e a quantidade de BTUs necessária para climatizar o cômodo. Para facilitar o seu cálculo, confira AQUI nossa calculadora de BTUs que irá ajudá-lo a descobrir o modelo mais indicado para climatizar o seu ambiente conforme a sua necessidade.

Ainda assim, é preciso levar em consideração a circulação de pessoas, quantidade de portas e janelas, insolação e outras variáveis. Fazer essa análise adequada você identifica o equipamento ideal para determinado ambiente que queira climatizar, garantindo maior eficiência energética e melhor custo benefício.

Conheça AQUI todos os serviços de manutenção e instalação disponíveis no site da arClube.

Mantenha a temperatura entre 23°C e 24°C

Usar o  aparelho a 23°C ou 24°C pode resultar em economias significativas e o mesmo nível de conforto de quando a temperatura é de 18°C ​​ou 20°C. Como resultado, além de não superaquecer o dispositivo , você economiza uma quantidade significativa de energia e poderá usá-lo na temperatura ideal para o corpo humano.

A Anvisa — Agência de Vigilância Sanitária — estabelece que a temperatura ideal do ar-condicionado em ambientes fechados gira em torno de 23°C e 26°C durante o verão, e durante o inverno entre 20ºC e 23ºC.

 Essa temperatura é agradável, e poupará muito mais energia do que se você estivesse usando seu equipamento a 16ºC ou 18ºC.

Utilize a função timer

Com a função timer é possível programar o horário exato para desligar o ar-condicionado e evitar o uso desnecessário quando você não estiver no ambiente, resultando na redução do consumo de energia. Essa função proporciona maior conforto já que aumenta a temperatura em 0,5°C no modo resfriamento e em reduz a temperatura em 2°C no modo aquecimento após 60 minutos de ativação do timer, permitindo que o usuário tenha uma melhor noite de sono.

Com todos esses pontos alinhados, as chances de garantir economia e eficiência são muito maiores. Aproveite para escolher o modelo ideal em até 12x sem juros na loja virtual da arClube. Para ler mais artigos sobre ar-condicionado, confira aqui nosso blog. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook e Instagram.