Como funciona o ar-condicionado Multi Split?

Como funciona o ar-condicionado Multi Split?

O ar-condicionado Multi Split é ideal para quem busca climatizar mais de um ambiente com eficiência com o melhor custo benefício, ao invés de comprar diferentes aparelhos de ar-condicionado, você pode contar com esse modelo para o seu ambiente. Continue a leitura para entender como ele funciona e o porquê é a melhor opção para refrigerar diferentes lugares ao mesmo tempo e com apenas uma condensadora. Confira:

Como funciona?

A diferença de funcionamento dos Multi Split e dos modelos convencionais é que no caso do multi split, a potência que o ar-condicionado possui é dividida entre os ambientes que o equipamento está climatizando. Assim, todos os espaços são refrigerados de forma uniforme. 

A diferença essencial para esse modelo é a quantidade de evaporadoras que podem ser conectadas a uma única condensadora. Nesse sistema é possível conectar ao mesmo tempo até 5 unidades internas, possibilitando a climatização de múltiplos ambientes com a máxima eficiência energética

O Multi Split é recomendado para ambientes que contam com pouco espaço com o objetivo de climatizar mais de um ambiente do local. Com isso, você acaba poupando espaço, você também economiza dinheiro, já que ao invés de comprar diferentes aparelhos você pode contar com apenas um. Além da capacidade térmica, o dimensionamento personalizado para os ambientes, a quantidade de evaporadoras e o modelo de cada uma delas influenciarão no custo final de aquisição.

como-funciona-o-ar-condicionado-multi-split

Simultaneidade

Desde que se fala em compressores do tipo inverter, equipamentos VRF e Multi splits, também se ouve sobre a simultaneidade. Quando se instala mais de uma evaporadora por condensadora, não necessariamente é preciso que a condensadora atenda a capacidade máxima de todas as evaporadoras ao mesmo tempo. Isto porque devido ao sol, ao uso de lâmpadas e até a ocupação dos ambientes, a carga térmica de um cômodo varia muito ao longo do dia. Dessa forma, é provável que evaporadoras diferentes não precisem da capacidade máxima todas ao mesmo tempo.

Exemplo prático: uma casa dividida em apenas dois ambientes iguais, um com o lado leste batendo sol a manhã toda e outro oeste recebendo insolação a tarde inteira. Assim, a sala do leste durante a manhã está mais quente então o ar-condicionado precisa refrigerar mais nesse horário usando mais BTUs, e a sala oeste que está com uma temperatura menor pois recebe a carga térmica do sol não precisa de uma refrigeração maior usando menos BTUs. Conforme a mudança do sol para o oeste as salas invertem as cargas térmicas, onde o aparelho gerencia a temperatura de cada ambiente, isso é chamado de simultaneidade.

como-funciona-o-ar-condicionado-multi-split

Quais as vantagens?

Além da questão da economia de espaço e dinheiro, como citado anteriormente, você também pode ir adicionando mais evaporadoras conforme sua necessidade, até atingir a capacidade máxima da condensadora.

Outra vantagem é que a maioria dos aparelhos de ar-condicionado Multi Split contam com a tecnologia Inverter, isto é, traz o motor com a tecnologia capaz de economizar até 70% de energia elétrica. 

Indicado para:

  • Quem quer climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e economizar energia elétrica;
  • Para escritórios, residências ou outros espaços com salas individuais;
  • Para espaços grandes, podendo ser instalada uma evaporadora em diferentes locais do ambiente;
  • Para quem não tem muito espaço para colocar mais de uma condensadora ou para quem não quer fazer grandes modificações na fachada da casa, escritório ou qualquer outro edifício.

Para conhecer todos os modelos disponíveis, acesse nossa loja virtual e garanta o modelo ideal para o seu ambiente, aqui você encontra os modelos das principais marcas com as melhores opções de pagamento. Fique por dentro de todas as dicas e novidades através das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.