Como reduzir os gastos com consumo de energia?

Como reduzir os gastos com consumo de energia?

O ano começou e você precisa dar aquela economizada? Para te ajudar, separamos algumas dicas simples e práticas para ajudar você a reduzir o consumo de energia elétrica em sua residência e assim gastar menos com a conta de luz. Continue a leitura e confira.

Lâmpadas

Nada de acender todas as luzes sem precisar hein? A melhor dica de evitar gastos com o uso de lâmpadas é ligá-las somente quando realmente for necessário, sem desperdício. Outro ponto importante a ser considerado é adquirir modelos que consumam menos energia como, por exemplo, luzes de LED que, além de econômicas, iluminam com muito mais eficiência o ambiente e são mais duráveis.

Chuveiro elétrico

Muitos veem o chuveiro como o grande vilão da conta de luz, ele pode ser o responsável por cerca de 35% do consumo de energia elétrica de uma residência. Uma dica é limpar os orifícios de saída de água para que o chuveiro possa operar corretamente e com mais eficiência.

Quando você liga pouco o chuveiro com o objetivo de esquentar mais a água, ele acaba comprometendo a resistência e, até, queimando-a. Portanto, ligue seu chuveiro a vontade e controle a temperatura apenas pelas opções disponíveis do produto. 

Geladeira

Ao adquirir uma geladeira, é muito importante instalar em locais onde não haja incidência de sol. Além disso, nunca use a traseira da geladeira para secar roupas, pois evitar o esforço desnecessário é muito importante para garantir a eficiência e beneficiar a vida útil do produto. 

Evite abrir sem necessidade, somente quando for guardar ou pegar algo. É importante também não armazenar dentro da geladeira alimentos ainda quentes, pois também colaboram com a economia de energia do aparelho. 

como-reduzir-os-gastos-com-energia

Ar condicionado

Para garantir a eficiência e evitar o esforço desnecessário do aparelho é indispensável que as portas e janelas estejam fechadas. Outro ponto necessário é fazer a limpeza e manutenção do aparelho, o período em que deve ser feito varia pela frequência de uso, mas é só fazer de acordo com o manual do fabricante.

Para fazer o cálculo de consumo de energia do seu aparelho de ar condicionado, clique aqui!

Aparelhos com Selo Procel A

Optar por aparelhos de ar-condicionado do tipo inverter é uma boa opção, eles consomem menos energia durante a operação e garantem uma grande economia de energia. Para entender tudo sobre o Selo Procel e a importância de considerá-lo na hora de adquirir um produto sem ter prejuízo no consumo, clique aqui!

Gostou das dicas de como economizar neste início de ano? Vem conhecer todas as nossas opções econômicas de climatização em nossa loja virtual. Para ficar por dentro de todas as novidades, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook e Instagram.