Comprimento ideal da tubulação para a instalação de ar condicionado

Comprimento ideal da tubulação para a instalação de ar condicionado

É de extrema importância que a instalação de aparelhos de ar condicionado sigam algumas instruções. Essa tarefa irá variar naturalmente de modelo para modelo e exige que o profissional em questão esteja sempre bem preparado para entender as particularidades de cada caso.

Esse conhecimento garante uma boa instalação e uma boa assistência, de modo que o equipamento funcione e não venha a ter futuros problemas em casos específicos como, por exemplo, não fazer divisão quando possui duas unidades: a condensadora e a evaporadora. Na hora da instalação é essencial atender às distâncias mínimas e máximas de tubulação entre elas.

Para facilitar e ajudar você a garantir a melhor instalação e eficiência do seu aparelho de ar condicionado, separamos a seguir algumas dicas essenciais nesse assunto e também indicamos uma tabela muito prática, que irá orientá-lo em alguns pontos desse procedimento básico.

comprimento-ideal-da-tubulação-para-instalar-ar-condicionado

Distância

O comprimento mínimo recomendado costuma ser de 3 metros. De acordo com a capacidade do equipamento a ser instalado, também é preciso considerar o diâmetro adequado para as linhas de líquido e gás. Do contrário, poderemos ter um efeito semelhante ao do comprimento de linha.

tubulacao-ar-condicionado-tabela

As medidas indicadas pelos fabricantes visam o bom funcionamento do aparelho. Não são proibidas distâncias menores que a mínima ou maiores que a máxima, mas poderão causar problemas. No caso de ser menor que a medida mínima, o fluido refrigerante pode causar problemas à máquina, pois o gás teria dificuldade para se desenvolver no caminho entre as partes, prejudicando a longo prazo o funcionamento do aparelho. Se a distância entre condensadora e evaporadora for maior que a indicada pelo fabricante, o aparelho pode perder eficiência.

A instalação correta de um aparelho faz toda diferença no desempenho do equipamento em longo prazo. Portanto, o cuidado com a distância da tubulação entre as unidades externa e interna é essencial. Confira na tabela a seguir as especificações de alguns aparelhos de acordo com as marcas.

 

Agora que você já sabe tudo o que precisa para preparar a sua casa para a instalação de ar condicionado, que tal escolher o modelo ideal para o seu ambiente? Visite nossa loja virtual para saber mais. Lembrando que esse serviço só pode ser feito por um técnico autorizado, você pode solicitar a instalação do seu aparelho direto em nosso site. 

Para mais dicas como essa, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.