Descubra a capacidade certa (BTUs) para o seu ar condicionado

Descubra a capacidade certa (BTUs) para o seu ar condicionado

Em época de verão a busca por ar condicionado é muito frequente, com isso, acabam surgindo dúvidas em relação a qual capacidade do aparelho é mais adequada para o cômodo que deseja ser instalado. Continue a leitura e acerte em cheio na compra.

Como calcular:

O cálculo térmico é feito a partir da Unidade Térmica Britânica (BTU), que determina qual a potência de refrigeração ideal para o seu ar condicionado, como exemplo, 1 BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC. 

Para dimensionar a medida para espaços físicos, em m², é feito um cálculo levando em consideração a densidade e o peso da água. Leve em conta o tamanho do espaço onde seu condicionador de ar será instalado e também o tamanho do aparelho e seu formato (geralmente split ou multi split).

Caso tenha dúvidas sobre como calcular de maneira correta, utilize a nossa calculadora de BTUs e saiba de maneira prática e fácil qual é a melhor opção de ar-condicionado para o seu ambiente e sua necessidade.

BTUs indicado:

Para o bom funcionamento de um aparelho de ar condicionado é necessário definir o dimensionamento de potência, ou seja, a quantidade de BTUs que o ambiente precisa. O primeiro fator que você precisa considerar é o tamanho do ambiente que você pretende instalar, e isso serve também para aparelhos de parede. 

Leve em consideração a quantidade de pessoas que utilizam o espaço e também a quantidade de aparelhos eletrônicos instalados no mesmo ambiente, lembrando que quanto maior a radiação solar, mais tempo o aparelho levará para resfriar o local, aumentando o consumo de energia.

Ambientes de alta circulação, como a sala de estar, geralmente consomem mais energia do que um quarto, onde o aparelho costuma ser usado apenas para dormir e com poucos eletrodomésticos conectados no mesmo ambiente. No entanto, a capacidade em BTUs para o quarto pode ser inferior à necessária para a sala.

capacidade de ar condicionado arClube

Potência e consumo:

Um aparelho de menor potência consome menos energia se estiver dimensionado corretamente, se você comprar um aparelho de menor potência que o indicado será insuficiente para o tamanho e características do seu ambiente, resultando em alto consumo de energia devido à dificuldade do aparelho em atingir a temperatura ideal. Além disso, a vida útil do equipamento será reduzida, por estar sendo forçado além da sua capacidade.

Porém, se a capacidade do ar condicionado for maior do que a necessidade do meio ambiente, o consumo de energia também aumentará. 

capacidade de ar condicionado arClube

Vantagens:

Se você dimensionar corretamente a capacidade do ar condicionado de acordo com o cálculo certo, o funcionamento será mais eficiente. O alcance da temperatura ideal será mais rápido, haverá baixo desgaste do aparelho, e você economiza dinheiro e energia. 

Existem diversos aparelhos no mercado atualmente, como os de tecnologia inverter, que têm alto índice de eficiência energética. O compressor funciona em rotação variável e contínua, garantindo que a temperatura ambiente seja mais constante, isso resulta em maior conforto e menor consumo de energia.

Tecnologia Inverter:

Os aparelhos com tecnologia Inverter são os mais procurados no mercado, podendo economizar de 40% a 70% de energia elétrica em relação aos modelos convencionais. A característica Inverter permite que o aparelho alcance a temperatura desejada de maneira mais rápida e estável, já que seu compressor varia a rotação em função da temperatura, evitando os picos de energia durante o seu funcionamento. 

Com isso, o compressor tende a trabalhar menos, resultando em maior conforto térmico para o ambiente, menor nível de ruído e menor consumo de energia.

 

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os benefícios e como descobrir a capacidade certa para cada ambiente, conheça os aparelhos disponíveis na arClube e escolha a melhor opção de acordo com suas necessidades. Se você gostou desse conteúdo, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.