Dicas para prolongar a vida útil do ar-condicionado

Dicas para prolongar a vida útil do ar-condicionado

Você sabia que certos cuidados podem prolongar a vida útil do seu ar-condicionado? São práticas simples e que, se realizadas regularmente, podem prolongar a durabilidade do aparelho por anos. Separamos algumas dicas para que você não tenha nenhuma surpresa com mau funcionamento antes da hora. Continue a leitura e confira.

Uso adequado

A melhor forma de utilizar o ar-condicionado é com as portas e janelas fechadas. Isso aumenta a vida útil do aparelho, pois fica menos sobrecarregado para climatizar o ambiente. Além disso, como o desempenho do ar-condicionado é reduzido quando o acesso às áreas é restrito, você economiza energia.

dicas-para-prolongar-a-vida-util-do-ar-condicionado

Manutenção preventiva 

Com o tempo, o aparelho tende a acumular sujeiras. Isso, além de causar problemas de saúde, pode impactar diretamente no seu funcionamento. Por isso, é recomendado realizar a manutenção preventiva em seu aparelho pelo menos uma vez por mês. Esta é uma precaução importante a ser tomada para prolongar a vida útil do seu ar-condicionado.

Leia sobre: Qual o intervalo de tempo ideal para limpeza do ar-condicionado?

Instalação com profissional

Muitas pessoas querem usar o aparelho o mais rapidamente possível e acabam instalando por conta própria. Este é um grande erro que pode comprometer sua durabilidade a longo prazo. Para garantir que o dispositivo funcione corretamente, é melhor que um técnico especializado faça o trabalho de acordo com o manual de instruções.

Conheça aqui nossos serviços de instalação.

dicas-para-prolongar-a-vida-util-do-ar-condicionado

Proteção da unidade externa 

A unidade externa dos aparelhos de ar condicionado foi projetada para suportar todos os climas. No entanto, com o tempo, ela pode ficar danificada e apresentar falhas. A maresia em áreas costeiras ou a alta poluição em áreas urbanas podem ser motivos para tomar algumas precauções.

Essa unidade externa costuma sofrer com fatores como calor excessivo, chuvas, tempestades, entre outros. Independentemente se esses dispositivos forem projetados para resistir às agressões mais severas da natureza, a recomendação é usar proteções externas.

Com essas dicas seu aparelho terá muito mais durabilidade e ótimo funcionamento. Para ler mais artigos sobre o assunto, confira aqui nosso blog. Fique por dentro das novidades, através das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.