Diferenças entre ar-condicionado monofásico, bifásico, e trifásico

Diferenças entre ar-condicionado monofásico, bifásico, e trifásico

O fornecimento de energia elétrica é feito da mesma forma para todos os consumidores e todas as redes. Agora, a maneira como essa rede será instalada em cada casa, apartamento ou imóvel comercial vai depender das necessidades de consumo desses locais. Continue a leitura para entender melhor sobre as redes monofásica, bifásica ou trifásica.

Rede Monofásica 

Essa rede é bastante utilizada em residências com baixo consumo de energia ou em áreas rurais. Esses lugares, geralmente, possuem também geradores de energia, caso seja necessário. O sistema monofásico conta com dois fios, 1 neutro e 1 fase, com voltagem de 127V ou 220V.

diferencas-entre-ar-condicionado-monofasico-bifasico-e-trifasico

Rede Bifásica 

A rede bifásica é a mais comum de ser encontrada nas construções atuais, com três fios: 2 fases e 1 neutro. A voltagem nesse caso é, normalmente, de 127V ou 220V, alcançando entre 12.000 e 25.000 Watts de potência. Lembrando que, a voltagem vai depender do fornecedor de energia elétrica e varia em cada região do Brasil.

diferencas-entre-ar-condicionado-monofasico-bifasico-e-trifasico

Rede Trifásica

Já a trifásica, quando é prevista um consumo maior de energia naquela estrutura, apresenta quatro fios, sendo 3 fases e 1 neutro. A rede trifásica pode ser 220V ou 380v, com uma capacidade de carga total de até 75.000 Watts de potência.

Descubra aqui no blog qual a voltagem correta para ar-condicionado, para acertar na hora de comprar o modelo ideal para o seu ambiente.

Agora que você já sabe a diferença entre as redes monofásica, bifásica e trifásica, ficou muito mais fácil comprar o seu aparelho dos sonhos. Acesse aqui a loja virtual da arClube para comprar em até 10x sem juros!