Qual o intervalo de tempo ideal para limpeza do ar-condicionado?

Qual o intervalo de tempo ideal para limpeza do ar-condicionado?

Para garantir que o seu ar-condicionado funcione corretamente e mantenha um ambiente climatizado e agradável durante o ano inteiro, é preciso que ele funcione bem, de forma eficiente e sem prejudicar a saúde de quem o utiliza. Por isso, a importância de realizar higienização e manutenções regulares. Mas se você tem dúvidas de quando fazer, como e com quem, nós vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre a manutenção do seu aparelho. Continue a leitura e confira.

Importância:

O ar-condicionado não só climatiza o ambiente, como também filtra o ar, retendo impurezas e germes em seu filtro. Com isso, vem a importância de sua manutenção, se não higienizar o aparelho regularmente afeta tanto em problemas técnicos quanto em um risco à saúde de quem usufrui do aparelho. Quando o filtro e demais partes estão sujas, o ar-condicionado não funciona tão bem, consumindo mais energia e rendendo menos. Além disso, quando a limpeza não é feita, os filtros passam a liberar sujeira retida no ambiente, causando alergias, rinites, sinusites e outros problemas de saúde.

intervalo-de-tempo-para-limpeza-ar-condicionado

Manutenção preventiva:

A manutenção preventiva nada mais é que a limpeza regular dos filtros e do painel frontal do ar-condicionado. Esse tipo de manutenção pode prevenir diversos problemas no aparelho, como seu mau funcionamento que causa o maior consumo de energia, má qualidade do ar, barulhos, congelamento das peças internas, entre outras situações.

Essa higienização é muito importante e deve ser feita uma vez por mês em residências ou a cada 7-15 dias em ambientes com muita poeira ou grande fluxo de pessoas, como escritórios e comércio.

intervalo-de-tempo-para-limpeza-ar-condicionado

Manutenção profissional:

A manutenção profissional é a limpeza completa do ar-condicionado. Onde, o aparelho é totalmente desmontado e, por isso, só deve ser feito por um técnico profissional e autorizado. Nessa manutenção, o aparelho é completamente higienizado com produtos específicos para sua limpeza, o que garante sua durabilidade.

Recomenda-se que esse tipo de manutenção seja feita anualmente no caso de residências e outros ambientes com pouco uso; ou a cada seis meses no caso de escritórios e outros ambientes que utilizem o aparelho com frequência. Assim, é possível garantir maior durabilidade do equipamento e manter o ar-condicionado em excelentes condições por mais tempo.

Manter a manutenção do ar-condicionado em dia é fundamental, pois, além de evitar altos custos com possíveis falhas ou baixo desempenho, garante uma vida útil prolongada do seu aparelho e também conforto térmico para os usuários desfrutarem sem a preocupação de que ele irá falhar. Como é considerado um bem durável, quanto mais preservado, mais longa será a vida plena daquele aparelho.

Agora que você já sabe qual é a importância da manutenção do ar-condicionado, que tal garantir o melhor aparelho para proporcionar o conforto necessário para a sua família? Acesse nossa loja virtual e conheça todas as vantagens, aproveite também para conferir os serviços de manutenção que a arClube oferece. Para mais dicas como essa, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.