Conheça as principais funções do controle do ar condicionado

Conheça as principais funções do controle do ar condicionado

Para muitas pessoas, o controle do ar condicionado pode parecer um pouco confuso, com diversos botões e funções que acabamos não usando por esquecimento ou por falta de conhecimento. Por isso, preparamos um artigo com as informações que você precisa para usar todas as funcionalidades do seu controle remoto da melhor maneira possível. Continue a leitura e confira!

Função Cool (Frio)

principais-funções-do-controle-ar condicionado-frio

Neste modo, seu ar condicionado liga o compressor e joga o ar frio para o ambiente. Nos aparelhos convencionais, quando o sensor de temperatura interno no aparelho detectar que a temperatura desejada foi atingida, o compressor irá desligar e apenas o ventilador funcionará. Quanto mais baixa for a temperatura definida, maior será o tempo de funcionamento do compressor.

Já nos modelos Inverter o compressor não desliga, ele fica sempre em funcionamento ajustando automaticamente de acordo com a oscilação de temperatura do ambiente, além de levar menos tempo para atingir a temperatura desejada. Essa função torna esses modelos mais econômico/eficiente que os convencionais.

Função Dry (Seco)

funções-do-controle-ar condicionado-seco

A função Dry remove a umidade extra da sala ligando e desligando o compressor por curtos períodos. Enquanto isso, o ventilador estará constantemente funcionando em baixa velocidade. O tempo de funcionamento do compressor é ajustado de forma que quando o sensor de umidade interna do aparelho detectar um nível de umidade baixo o suficiente, ele seja desligado.

Função Heat (Quente)

funções-do-controle-ar-condicionado-quente

Nesta função, o fluxo de ar na unidade de ar condicionado é invertido. Isso significa que o ar quente é introduzido no ambiente interno, em vez de ser soprado para o ambiente externo. O ar frio, por outro lado, é ejetado para fora. O ar quente é fornecido pelo compressor, que já está em funcionamento. Em vez de ar frio, o compressor agora fornece ar quente, tornando-o um cenário perfeito para os meses mais frios.

Função Eco

principais-funções-do-controle-ar-condicionado-eco

Este é o modo que todos nós amamos! Ele funciona com eficiência usando o compressor e o ventilador, de forma que o mínimo de energia seja consumido para atingir a temperatura desejada. Alguns definem a temperatura desejada alguns graus acima da sua seleção. Quando o aparelho atinge essa temperatura, o compressor é desligado, mas a velocidade do ventilador é mantida. Isso serve para atingir e manter a temperatura desejada, mas sem uso de energia extra.

Função Turbo

principais-funções-do-controle-ar-condicionado-turbo

Exatamente o oposto do modo eco, o modo turbo faz de tudo para atingir a temperatura desejada no menor tempo possível. A potência máxima é usada neste modo, com o compressor e o ventilador operando em plena força.

Como você pode imaginar, o uso de energia é muito alto nesta configuração e seria aconselhável usá-lo apenas por um curto período. Isso pode ser ideal quando está extremamente quente ou extremamente frio. Quando a temperatura desejada for atingida, você pode desligar esse modo.

Gostou de saber um pouco mais sobre as principais funções do controle do ar condicionado? Então, aproveite para fazer uso de todos os benefícios do seu equipamento. Para mais dicas como essa, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.