Qual a diferença entre ar condicionado e climatizador?

Qual a diferença entre ar condicionado e climatizador?

É muito comum a dúvida entre comprar um ar condicionado ou um climatizador para refrescar o ambiente em dias quentes. Isso porque muitos não conhecem a diferença entre os dois aparelhos e acabam achando que possuem a mesma eficiência. No entanto, para ajudar você a decidir qual a melhor opção para o seu espaço, trouxemos uma breve comparação entre ar condicionado e climatizador. Continue a leitura e saiba mais.

Apesar dos dois aparelhos servirem para climatizar e deixar a temperatura do ambiente mais agradável, eles possuem diferenças importantes no funcionamento. Por isso, listamos alguns pontos que devem ser comparados para você acertar na escolha.

Temperatura

Uma das principais diferenças entre o ar condicionado e o climatizador é o conforto térmico proporcionado pelos dois aparelhos. Enquanto o ar condicionado funciona para esfriar (ou esquentar) o ambiente de acordo com a sua necessidade, o climatizador de ar só refresca e ventila o espaço e pode ser insuficiente em dias muito quentes.

No entanto, mesmo que você encontre modelos de climatizador de ar que se parecem com um ar condicionado portátil, no final, os dois têm resultados completamente diferentes.

Quer saber como calcular a capacidade certa para o seu ar condicionado? Veja aqui nossas dicas.

Umidade do ar

O climatizador de ar possui um reservatório de água gelada ou gelo, utilizado para refrescar o cômodo em que ele estiver funcionando. Por conta disso, é capaz de aumentar a umidade do ar, sendo indicado para ambientes secos e pessoas que têm alergias respiratórias, já que diminui o desconforto causado pelas mudanças de temperatura.

Já o ar condicionado deixa o ar mais seco, porque o aparelho retira a água do ambiente em seu processo de resfriamento. Dessa forma, o ar fica seco e frio. Nesses casos, é recomendado deixar um recipiente com água durante o tempo de uso do aparelho.

Capacidade

Os aparelhos de ar condicionado estão disponíveis em diferentes modelos e capacidades, além de serem adaptados para espaços de todos os tamanhos. Lembrando que a quantidade de BTUs do aparelho sempre vai determinar o espaço em que ele deve ser usado.

Por sua vez, o climatizador é indicado para espaços pequenos e médios, já que não possui alcance suficiente para climatizar ambientes maiores. Consequentemente, ele não irá resfriar o ambiente, apenas ventilar e umidificar deixando a temperatura mais agradável.

Instalação

Quando se trata de instalação, o climatizador é a opção mais simples e rápida, já que precisa apenas de uma tomada para ser usado. Os aparelhos de ar condicionado acabam gerando mais trabalho na hora de instalar, seja adaptando cômodos e paredes para encaixá-lo ou precisando de ajuda profissional para realizar a instalação.

Após essa breve comparação, é possível identificar que os aparelhos de ar condicionado são ideais para resfriar espaços de diferentes tamanhos, oferecendo um conforto térmico mais eficiente em dias muito quentes. Já o climatizador é uma ótima opção para quem tem problemas respiratórios, pretende resfriar ambientes menores ou até mesmo para quem possui um orçamento reduzido.

Para encontrar o modelo de ar condicionado ideal e garantir pleno conforto térmico, visite nossa loja virtual. Se você gostou desse conteúdo, acompanhe nossas redes sociais para mais dicas: Facebook e Instagram.