Qual a voltagem correta para ar condicionado?

Qual a voltagem correta para ar condicionado?

É de extrema importância que a voltagem do seu ar condicionado seja compatível com a rede elétrica da sua residência, com isso você garante o bom funcionamento do aparelho e também a segurança do local de instalação. Continue a leitura para saber mais e acertar na hora de comprar o modelo ideal para o seu ambiente.

A maioria dos modelos de ar condicionados disponíveis no mercado são fabricados para redes de 220v e caso você tente ligá-lo em uma rede de 110v provavelmente ele não irá funcionar. Se ocorrer ao contrário, um aparelho de 110v em uma rede de 220v, vai fazer com que o aparelho receba mais energia elétrica do que o necessário e provavelmente irá queimá-lo.

Rede elétrica

Antes de tomar a decisão de comprar um ar condicionado é muito importante que você verifique se a carga elétrica é compatível com a potência do aparelho e quantos aparelhos elétricos são utilizados no mesmo ambiente. 

Para descobrir a voltagem da sua instalação você pode utilizar um multímetro ou uma chave de testes, caso você não possua nenhum desses dois itens, é importante que você fale com um eletricista. Agora vamos entender um pouco melhor sobre as características de cada rede:

Rede Monofásica:

O sistema monofásico conta com dois condutores elétricos, sendo um condutor neutro e outro condutor de fase com voltagem de 127v ou 220v. Geralmente, as instalações elétricas da rede monofásica consomem até 8000 W de potência, e modelos como Split e Ar Janela são utilizados nessa rede.

voltagem para ar condicionado arClube

Rede Bifásica:

O sistema bifásico é muito utilizado em redes residenciais e de pequenos comércios. Ele conta com três condutores elétricos: dois condutores de fase e um condutor neutro, e a tensão de fase e linha pode variar entre 127/220V ou 220/380V. As instalações em rede bifásica consomem entre 12000 e 25000 W de potência, esse é o padrão para eletrodomésticos que demandam mais energia, como modelos de ar-condicionado Split, Split Piso Teto e Split Cassete.

voltagem de ar condicionado arClube

Rede Trifásica:

A rede trifásica é utilizada em ambientes com maior consumo de energia, como comércios e indústrias, e conta com quatro condutores elétricos, três condutores de fase e um neutro. Como no sistema bifásico, a tensão de fase e linha pode variar entre 127/220V ou 220/380V e as instalações consomem até 75000 W de potência. Modelos como Split Piso Teto e Split Cassete são utilizados nessa rede.


Lembrando que os tipos de redes bifásica, monofásica e trifásica interna são instaladas por um engenheiro eletricista. Agora ficou ainda mais fácil comprar o seu ar condicionado com segurança e estrutura de acordo com a potência do aparelho. Escolha o modelo ideal para o seu ambiente em nosso site e acompanhe as nossas redes sociais para mais dicas: Facebook e Instagram.