Qual o consumo mensal de um ar condicionado de 9000 BTUS?

Qual o consumo mensal de um ar condicionado de 9000 BTUS?

Uma das principais preocupações ao comprar um aparelho de ar condicionado é o quanto irá gastar de energia no final do mês, porém, muitas vezes o aumento do consumo tem a ver com a instalação realizada de forma incorreta ou o uso indevido do aparelho. Um dos modelos mais comuns em ambientes domésticos e escritórios é o ar condicionado de 9000 BTUS, indicado para espaços pequenos com até 15 m². Continue a leitura e descubra qual o consumo mensal desse modelo.

Antes de tudo, é importante que você faça o cálculo de BTUS para medir a capacidade de resfriamento ou aquecimento de um ar condicionado. Para aprender a calcular corretamente, leia nosso artigo “Como calcular BTU por metro quadrado”. Considere fatores como: tamanho do espaço que será instalado, tempo de exposição ao sol no ambiente e quantidade de janelas, eletrônicos e pessoas no local de instalação.

Levando em consideração essas informações, desenvolvemos a calculadora de BTUS para auxiliar você a calcular a quantidade de BTUS necessária para o espaço onde você pretende instalar o seu aparelho.

 

Como calcular o consumo mensal

Após realizar o cálculo, avalie a potência (W) do seu ar condicionado, que se refere ao quanto de energia seu aparelho precisa para resfriar ou aquecer o ambiente que será utilizado. Multiplique a potência pela quantidade de horas e pela quantidade de dias no mês em que seu ar condicionado será usado. Divida esse resultado por 1.000 e você encontrará a quantidade de KWh/mês que o seu aparelho gasta.

Esse valor de KWh/mês encontrado deverá ser multiplicado pela tarifa de energia da sua cidade, assim, você saberá qual o gasto mensal de energia do seu ar condicionado. Para agilizar esse processo, utilize a nossa calculadora de consumo, para saber a quantidade aproximada que seu equipamento irá gerar mensalmente.

 

Atributos para considerar na economia de energia

Antes de realizar a compra, verifique se o ar condicionado conta com a classificação do Selo Procel A para garantir maior economia energética na conta de luz durante o uso do aparelho. Leve em consideração também a certificação do INMETRO, pois garante que o equipamento seja mais eficiente.

Outras sugestões para economizar energia: mantenha o aparelho limpo, não deixe a parte externa exposta ao sol, instale em pontos altos, deixe portas e janelas fechadas e utilize a temperatura de climatização em torno dos 23ºC.

Gostou dessas informações? Acesse nossa loja virtual e encontre o aparelho perfeito para a sua residência ou escritório, para mais dicas acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.