Saiba como calcular o BTU por metro quadrado

Saiba como calcular o BTU por metro quadrado

Saiba como calcular o BTU por metro quadrado

Está na dúvida de qual aparelho de ar condicionado comprar? Aqui você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre BTUs, como a potência necessária para o seu aparelho e quais são os fatores que influenciam a climatização do seu ambiente.

O que é BTU?

A sigla BTU significa Unidade Térmica Britânica e é utilizada para dimensionar a capacidade que um aparelho de ar condicionado tem de climatizar determinado ambiente. A quantidade de BTUs necessária irá garantir que o equipamento faça a refrigeração uniforme do ambiente, de acordo com a metragem do local em que ele será instalado.

Outros fatores podem influenciar no desempenho do ar condicionado, como o número de portas e janelas, a quantidade de pessoas que vão ocupar o local e quantos aparelhos elétricos são utilizados no mesmo cômodo.

Como calcular?

Para realizar o cálculo, sempre leve em consideração o tamanho do ambiente escolhido para a instalação. Para a refrigeração do ambiente são necessários de 600 ou 800 BTUs, se houver incidência solar, por metro quadrado.

Por exemplo, em um ambiente sem incidência solar de 15 m² frequentado por duas pessoas, você vai fazer o seguinte cálculo: (600 x 15) + 600 = 9.600. Logo a potência ideal para este cômodo é de 10.000 ou 12.000 BTUs, pois ele entrega a potência mínima necessária para o cômodo.

Tabela de BTUs

A fórmula citada acima pode ser simplificada de acordo com tabela abaixo, demonstrando a quantidade de BTU por metragem do ambiente.

Para facilitar ainda mais o seu cálculo, confira  aqui nossa calculadora de BTUs que irá ajudá-lo a descobrir o modelo de ar condicionado mais indicado para climatizar o  seu ambiente conforme a sua necessidade. A nossa calculadora ajuda a localizar aparelhos que garantem o maior conforto térmico e alto desempenho.

O que pode influenciar?

Quantidade de aparelhos no mesmo ambiente: caso tenha muitos aparelhos eletrônicos instalados no mesmo local em que o ar condicionado for instalado, é recomendável adquirir um modelo mais potente;

Portas e janelas: ao ligar o aparelho com portas e janelas abertas o resfriamento não será o mesmo, pois áreas próximas à portas e janelas tendem a ficarem mais aquecidas em relação ao resto do ambiente. Lembre-se que uma janela quebrada ou rachada também pode influenciar na climatização.

Lâmpadas: as lâmpadas incandescentes produzem mais calor no ambiente que as fluorescentes. É importante que você verifique qual o modelo instalado e se ela aquece o seu ambiente a ponto de sentir o calor quando está próximo à lâmpada.

Região: leve em consideração o clima da região em que você mora. Se for de calor intenso, é recomendável adquirir um equipamento mais potente.

Dica: A cada pessoa ou fator externo, adicione mais 600 BTUs à conta final, lembrando que a primeira pessoa não conta.Por exemplo: uma sala com 30m² frequentada por três pessoas, o cálculo deve ser feito assim: (600 x 30) + 600 + 600 = 19.200 BTUs.

Mesmo com todos os fatores anteriores, leve em consideração a ajuda de um técnico profissional para realizar a instalação do seu equipamento. Ele irá orientá-lo tanto na escolha de BTUs indicado para o seu aparelho quanto nas condições de instalação.

Por fim, lembre-se que a limpeza e manutenção periódica são essenciais para manter o bom funcionamento do aparelho e a qualidade do ar no ambiente instalado. Por isso, escolher adequadamente o ar condicionado para cada ambiente é uma maneira de obter um clima mais confortável e saudável.

Gostou do conteúdo? Precisando adquirir um aparelho de ar condicionado para sua casa ou empresa? Acesse nossa loja virtual e escolha o modelo ideal de acordo com a sua preferência. Para mais dicas acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.