Saiba quanto gasta cada aparelho de ar condicionado

Saiba quanto gasta cada aparelho de ar condicionado

Para muitos, os aparelhos de ar condicionado são vistos como vilões no gasto de energia. Mas a verdade é que se você souber calcular o consumo energético corretamente não terá impacto na sua conta no fim do mês. Pensando nisso, disponibilizamos uma tabela que possui uma média dos gastos de cada aparelho de ar condicionado de acordo com a potência e o tempo de funcionamento diário.

Potência térmica BTU/h

Potência elétrica 

kW

Horas diárias

 ligado 

Consumo mensal

kWh

7.400

1,2

8

288

10.000

1,4

8

336

12.500

2

8

480

18.000

2,6

8

624

21.000

2,8

8

672

30.000

3,6

8

864

Considerando a tabela acima, o valor de 1 kWh, hoje, é de R$0,30, então se você tem um aparelho de 10.000 BTUs e utilizá-lo constantemente durante 8 horas seguidas, você vai ter um gasto mensal de: 336 x 0,30 = R$100,80.

Neste sentido, sabemos que os aparelhos de ar condicionado estão chegando ao mercado cada vez mais modernos, com tecnologias e funções para que o consumo de energia seja sempre reduzido. Uma dessas tecnologias é a Inverter, que faz com que o aparelho não tenha picos de energia durante seu funcionamento e, portanto, não consuma tanta energia. 

Tecnologia Inverter

Uma tecnologia que pode trazer uma grande diferença na conta energética ao fim do mês. Ela faz com que o ar condicionado consuma menos, ajustando a velocidade do compressor à demanda de resfriamento do ambiente. Aparelhos com esta tecnologia podem garantir a redução do consumo de energia de 40% até 70%, comparado aos equipamentos convencionais.

ar-condicionado-selo-procel-a-arclube

Selo Procel A

Os aparelhos que contém este selo possuem o melhor desempenho energético da categoria. São considerados os mais econômicos, pois são avaliados em laboratórios específicos indicados pelo Procel. Equipamentos com este selo de eficiência carregam uma etiqueta, concedida pelo INMETRO, que garantem a eficiência do produto. Contém também, o item Consumo de energia (kWh/mes), que indica o quanto seu aparelho consumirá, em uso médio, durante o mês.

Ao adquirir um aparelho com esta tecnologia você garante máxima eficiência e menor custo energético, isso porque o seu sistema procura otimizar o uso das fontes energéticas, buscando utilizar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.

Agora basta você analisar as suas necessidades de consumo, realizar o cálculo que sugerimos e avaliar quanto você irá gastar antes de adquirir seu aparelho. Acesse nossa loja virtual e conheça nossas opções de climatização. Saiba também qual o consumo mensal de um ar condicionado de 9000 BTUS. Para ficar por dentro das nossas dicas, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.