Tudo que você precisa saber sobre o consumo mensal de um ar condicionado

Tudo que você precisa saber sobre o consumo mensal de um ar condicionado

Se você é o tipo de pessoa que tem receio em comprar um ar condicionado e estourar a conta de energia no final do mês, não se preocupe. Nesse artigo iremos ajudar você a entender tudo sobre o consumo energético antes mesmo de adquirir o seu aparelho. Continue a leitura e saiba mais.

Para identificar de maneira assertiva a quantidade de energia que o seu aparelho irá consumir durante o uso, você deve levar alguns fatores em consideração:

Ciclo

A opção entre ter um ar condicionado que apenas resfria o ambiente (só frio) ou um que climatiza e também esquenta o ambiente (função quente/frio) não irá afetar no consumo de energia mensal. Pois, o aparelho só irá gastar mais energia elétrica quando tiver que trabalhar mais. Ou seja, se estiver muito quente, ele vai trabalhar mais para resfriar o ambiente e se estiver muito frio, ele vai trabalhar mais para aquecê-lo.

Potência em BTUs

A potência em BTUs é essencial para garantir o aparelho ideal para cada cômodo do seu ambiente. Conheça as três potências de ar condicionado mais procuradas atualmente no mercado:

9000 BTUs

Ideal para quartos, salas e escritórios pequenos e facilmente encontrados em modelos de Split Hi Wall e Portátil.

12000 BTUs

Recomendado para casas e apartamentos com área de 20m² como quartos e salas, para ambientes comerciais, ele é indicado para uma área de 15m². Disponível nos modelos Janela, Split Hi Wall, Multi Split e Portátil.

18000 BTUs

Indicado para ambientes maiores como grandes salas comerciais e espaços com um maior fluxo de pessoas. Essa capacidade é encontrada nos aparelhos Janela, Split Hi Wall, Multi Split, Split Cassete e Piso Teto.

Para descobrir qual o melhor aparelho de ar condicionado para o seu ambiente, utilize nossa calculadora de BTUs. Com ela você consegue realizar uma simulação e descobrir qual o modelo mais adequado para climatização do seu ambiente de acordo com a sua necessidade.

Como calcular o consumo

Para descobrir o quanto um ar condicionado está consumindo em energia por hora é importante identificar qual unidade em kWh (quilowatt-hora) representa. Essa informação costuma ser exibida no manual ou na etiqueta do aparelho, mas também pode ser encontrada na descrição do produto no site do fabricante ou na loja virtual.

É necessário saber também qual é o preço da energia em kWh na sua região, já que o valor varia de cidade para cidade. Multiplique a média de dias pela média de horas que o aparelho é utilizado para saber quantas horas de uso totalizam o mês; depois, é só multiplicar essas horas pelo consumo de kW/h do seu ar condicionado e multiplicar pelo preço do kW do seu estado.

Após todas as informações que você precisa para calcular o consumo do ar condicionado e descobrir qual o melhor modelo para o seu ambiente, visite nossa loja virtual e conheça as opções mais econômicas. Para mais dicas, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.